“Do Outro Lado da Linha” ( Crônica)

as-telefonistas-580x387

Ainda sobre o tempo…

Quando você trabalha com empréstimo o tempo é marcado por datas especiais:as pessoas fazem empréstimo na Páscoa, pra fazer o casamento do filho, viajar no feriado…passar o  final de ano…

A cada ligação uma surpresa: pessoas mau educadas, frustradas, felizes ou em luto…cada palavras, uma história…enquanto muitos tem horror ao telemarketing, outros sentem abandonam por alguns instantes a solidão…

Você precisa vender! e cumprir aquelas malditas metas!… mas é impossível não se solidarizar em alguns casos: afinal do outro lado da linha existe um ser humano e não apenas umas voz…

Tive um patrão que nas reuniões com a equipe , colocava um chapéu de cangaceiro e um chicote na mão…  depois deixava o tal chicote pendurado na sala de telemarketing, pra nos ” incentivar”a vender…felizmente ninguém nunca levou uma chicotada, mas era bizarro olhar para objeto todos os dias…

Nessa época eu vendia cursos profissionalizantes…mas empréstimos é sempre mais interessante…a última vez que trabalhei nessa área, aproveitei pra fazer uma lista de nomes mais estranhos e …vocês acreditam que encontrei até um tal de ” Matusalém”, da pra acreditar que alguém tem coragem de olhar para o rosto de um bebezinho e colocar um nome desses???

Felizmente meu último patrão era mais calmo: falava na igreja e sempre treinava durante o expediente, falava baixinho com se estivesse rezando…antes assim…

Impossível não lembrar daquela correria  desenfreada de final de ano, em busca de clientes… e curiosamente eu conheci a melhor linguiça da cidade através de um deles! MAS CALMA:

Era linguiça mesmo! de fritar! tinha um cliente da loja que sempre nos” presenteava” com elas, deliciosas! as melhores da cidade!

Infelizmete quando você trabalha com telemarketing, o pé na bunda é bem mais previsível…

Mas como tudo passa, depois de tantas histórias mudei de profissão! confesso que peguei um certo trauma de vendas!

Só quem viveu sabe como é engessar aquele sorriso todos os dias no rosto, e manter aquela imensa simpatia junto com a ” poção mágica” do convencimento! em meio aquele terrorismo diário pra cumprir as metas

Todo mundo sabe que o mundo está repleto de pessoas muito chata! e algumas dessas “bençãos”, parece que gosto de fazer um treinamento diário.

É o caso daquela pessoa que não pretende nem trocar de cidade, mas faz questão de ir até uma escola de idiomas  contar aquela história sobre trabalhar em outro país e a necessidade de fazer um curso de inglês urgente!

Caso clássico de pessoas que experimentam a loja toda e nunca levam nada…ou da mãe do noivo que briga com o garçom, por causa da coxinha…mas isso é assunto pra outra crônica…

Algumas pessoas realmente tem o dom de vender, mas acho que não é bem meu caso…de  qualquer forma, nessa vida :tudo passa!

Das coisas mais singelas , as mais absurdas…viver é isso! se equilibrar na ” corda bamba”, e ir contornando as pedras no caminho…sem deixar de aproveitar a luz do sol ou as cores do arco- iris depois da tempestade…

 

Anúncios