Muito Além do Peso

peso-continua-aumentando-428x355

Outro dia uma conhecida comentou tirou todo o carboidrato da dieta: nada de arroz, pão, batata…só uma pequena quantidade de proteína e muita salada.

No mesmo instante em que ouvia o relato, me veio a imagem daquele prato com

Arroz soltinho, feito na hora, ainda com o aroma de cebola e alho…sabe ainda saindo fumaça….com uma carne bem suculenta do lado…

Mais tarde me dei conta, que tenho uma lista específica comida pra situações específicas:

.Para aquele dia deprimente de trabalho : desanimo, sono, estresse com o colega: 600 ml de Coca- Cola, super gelada!” trincando! detalhe: tem que ter canudo! o gole vem mais gostoso! na medida!

.Para um super estresse, muita raiva, frustração:chocolate, chocolate,chocolate…se estiver na rua e bater a urgência: Charge! aquele recheio de creme e amendoim é imbatível! se a situação for extrema: dois, três…

.Para o dia que tiver que acompanhar alguém ao médico e o  resultado do exame não é o esperado e : coca cola  e cachorro quente: detalhe precisa ter  em casa: aquela panela fumegante de salsicha,faço questão da marca…muita maionese,pão francês fresquinho, pra comer a vontade, me entupir!

.Para aqueles dia  em que aparece  gripe ou um terrível mau estar : chá de  erva-doce,hortelã, muito quente e doce, e muito biscoito de polvilho! e palitinhos de chocolate,  gelados, e iogurte!!!muiiiiito iogurte!!!!!!amo!!!

.Para um noite fria em que bate aquela tristeza , carência,saudade…sopa de mandioquinha com aveia e frango desfiado! tenho uma receita ma-ra-vi-lho-sa! mágica! deu até vontade!

.Pra uma notícia boa, inesperada:sorvete! de massa, caprichado! em uma sorveteria bem tranquila, em um lugar silencioso e calma, pra curtir o momento!

.Pra relembrar os sabores de infância: maionese no canudinho, brigadeiro…

.Pra curtir a noite: suco de uva concentrado gelado, salgadinho de batata frita, aquele da onda, e amendoim aqueles de casquinha branca…

Bom vou parar por aqui…mas ainda me pergunto quando a comida passou a ter tanto significado…afinal sempre fui uma criança tão chata , no que se referia a comida:

Odiava chocolate, quase se não comia  outros doces…comida então! podia contar no dedos o que realmente gostava…era magra,muito magra, e fui durante toda a infância e adolescência.

Até me lembro quando comecei gostar de comer, e sentir aquela necessidade de doces…

Perto dos dezoito comia muito, gostava de cozinhar testar receitas…mas quando queria  também conseguia comer pouco: passar o dia comendo frutas, verduras…quando estava namorando emagrecia,era incentivador, não tinha sacrifício…

27

Máaaaass… o tempo passa… o metabolismo… muda… e fiquei por um bom tempo achando legal comer errado, almoçar bolo de chocolate, fazer brigadeiro no final de noite…

Num dia você se assusta com a própria foto!  e em  um outro leva um baque ao descobrir que tem diabetes!

E pára pra pensar que tudo poderia ser evitado: bastava uma caminhada,uma dieta mais equilibrada…é muito mais fácil olhar pra trás e se crucificar…

No fundo no fundo,você sabe exatamente o que te levou ali!  se lembra de cada momento, cada frustração…cada nó garganta,cada “sapo”engolido…a vida é um turbilhão de emoções mesmo e talvez na maioria das vezes não tem ninguém pra nos sacudir pelos ombros e gritar sonoro: ACOORDAAAA!!!!!!!MUDAAA!!!

A alma vai sendo sacudida  quando o corpo se vê no fundo do poço, ou em  um desses tropeços que a gente esfola a cara!

Descobri que problema mesmo é aquela doença grave incurável ou mesmo a morte! aquela situação que está além do nosso alcance…. mas ainda assim existe Deus… e milagres…

Perdeu alguém importante?parece loucura, mas depois de um tempo a dor se acalma e fica a saudade…você entende que ainda pode ser feliz e ter momento importantes!

Uma vez fui visitar uma amiga que estaca com câncer : tinha perdido os cabelos em função da quimioterapia…adiei a visita por meses e só criei coragem pra ir, porque fiquei com medo, com receio de ficar com remorço caso acontecesse o pior…

E fui…com   a certeza que encontraria alguém acamada e depressiva… mas foi o contrário: Ela estava na cozinha: careca com um sorriso nos lábios, uma torta no forno e as voltas com os preparativos para ir a praia! tinha uma coleção linda de chapéus, lenços coloridos e um novo namorado!

Sai de lá com a certeza de que ela estava melhor que eu! é até vergonhoso admitir! de certa forma estava ! tinha mais energia,ânimo e vontade de viver,…

Escrevi uma crônica sobre esse momento, está no blog se tiver curiosidade…Isso já faz uns anos…hoje ela está bem! curada , se casou a uns dois meses,com o tal namorado da época…eu continuo solteira…

Maass…como diria a música: “É Preciso Saber viver !”, e cada um sabe exatamente o que é melhor, o que realmente  faz bem… o problema talvez seja essa mania de tentar se encaixar… e ser igual a todo mundo!

Se não fizer  parte do padrão, presta! não tem valor! não tem graça! e não estou falando só de peso! a gente nem se da a chance ser feliz! tem preguiça de lutar! de contestar!

A foto perfeita de “comercial de margarina” pra postar no facebook, acaba sendo mais importante do viver o momento , e assim: perdemos a essência, olhar, o toque…

Mas é quase irresistível né: uma vez em uma almoço de família…na realidade foi mais que um almoço: fazia uns 25 anos que nossa família não ser reunia assim:

Fizemos vários pratos colocamos na mesa, e fizemos questão de fotografar tudo,cada prato, enquanto o restante da família aguardava com fome a sessão de fotos terminar…aliás, esquecemos de fotografar as pessoas! a família! até minha querida tia ja idosa dia que era anfitriã da casa…

Mais que uma crítica, é uma observação, afinal os dias se perdem, o tempo passa e assim como eu, tenho certeza que você também deve ter se esquecido da última vez em que olhou nos olhos de alguém e teve  o prazer de despir  e ser despido de  sentimentos, sabe quando o papo flui e você se alimenta de palavras e sai com a certeza de que aprendeu alguma coisa e também ensinou…teve um dia especial!  inesquecível que fez diferença na sua história…

Que saudade de viver isso! de me permitir outros prazeres além da comida,e da tecnologia…Será que existe uma fórmula? eu não sei…como tocar? convencer? se comprometer?

Eu diria:

Faça seu dia diferente, experimente! sem culpa… inclua nessa lista alimentos mais saudáveis e exercícios…sem sofrimento,sem metas absurdas…um passo de cada vez!?

Mas nós sabemos que é preciso descobrir aquele algo mais!que se esconde  dentro de cada um…

E que nos traz a compreensão de que existe outros sentidos, outros prazeres além da comida! aquele imediatismo barato  que muitas vezes acaba nossa saúde.

Estou nesse caminho de descobertas…compreendendo outros significados, surpresa e feliz!

pilates-emagrece1

 

 

 

 

 

 

 

