Atividades Físicas-Pratiquem!

atividade_fisica

Essa semana o blog, contou com a preciosa colaboração da educadora física: Marta Franzini, formada pela Pontifífia Universidade Católica de Campinas( PUC CAMPINAS)  com uma ampla experiência e ensino, ela fala sobre a importância de  praticar atividade física,qualidade de vida, e o perigo do sedentarismo…

Em um texto objetivo nos faz refletir sobre mudanças… a urgente necessidade de sair da zona de conforto e cuidar do que realmente importa: a saúde!

osso-1

São movimentos corporais produzidos pelos músculos esqueléticos,que tem como resultado, um gasto de energia maior do que os níveis de repouso.

Estão presentes durante uma caminhada,corrida,exercícios em academias, mas também no nosso dia dia : utilizar escadas ao invés do elevador,passear com o cachorro, ir ao supermercado a pé.

Para que  as atividades físicas se tornem mais benéficas e realmente melhorem a qualidade de vida, o ideal é ter um tempo reservado para os exercícios físicos de uma forma mais direcionada e acompanhada principalmente pelo profissional de Educação Física.

Independente da idade e combinada com uma alimentação saudável,é possível garantir um corpo saudável e um grande bem – estar através das atividades físicas

Praticar exercícios regularmente ajuda a manter uma boa saúde mental e corporal.

Infelizmente existem pessoas que se entregam ao sedentarismo e pesquisas apontam que 60% dos adultos que vivem em áreas urbanas não praticam exercícios regularmente,com isso consequentemente, aumenta a obesidade.í

Hoje os exercícios estão mais reduzidos por conta da tecnologia,que antes dependiam do nosso esforço físico,o nosso tempo é mais escasso, então as refeições são mais rápidas, o uso contínuo do computador , etc.

Antigamente as pessoas eram mais ativas, eram condicionadas ás práticas físicas: andavam mais de um lugar para o outro, o trabalho era braçal,tudo era fruto do esforço físico.

No Brasil  esse modo sedentário de se viver, é responsável em média ,por 54% do risco de morte por infarto,50% por derrame cerebral.

As atividades físicas são benéficas para todo o organismo,importantíssima  pela função de fortalecer os ossos,articulações e músculos,proporcionando mais resistência,flexibilidade,equilíbrio corporal,agilidade e principalmente um bom condicionamento físico, melhorando as condições de funcionamento do sistema cardiorrespiratório.

A qualidade de vida é muito maior quando se tem o hábito de praticar  exercícios ,aumentando a disposição, melhorando o sono, o humor,o aspecto da pele,tornando as pessoas mais felizes.

Marsicata Franzini

Educadora Física

 

 

 

 

Anúncios