Determinação , inspiração…Gico

IMG_955365729886

Estamos realmente cansados de tantos padrões absurdos e tantas exigencias, mas tem questões,  que não da pra desconsiderar: saúde, qualidade de vida…e é aí que entra o Gico.

GICO (GRUPO INTERDISCIPLINAR DE CONTROLE DA OBESIDADE)

É um projeto da Uniararas, que promove uma interação entre alunos e cursos ( fisioterapia, enfermagem, farmácia, psicologia) e apartir desenvolvem um trabalho com uma equipe interdisciplinar, que faz com que os participantes

dispertem de forma benéfica a mudança de hábitos e consequentemente a melhora na qualidade de vida desses participantes.

Sou participante do Gico as 7 meses e desde então mudei totalmente meus habitos alimentares e o sedentarismo! aquela cartilha que a gente ouve todos os dias em todos os lugares, mas que parece tão , tão difícil colocar em prática!

A gente fica procurando uma fórmula mágica, mas com o tempo e com o aumento de peso descobre que ela não existe!!!

E passa por experiencias e ouve comentários desagradáveis! sempre! parece que as pessoas tem um prazer mórdido que dizer que você engordou! !

Tenho uma lista de comentários, os mais absurdos e desagradáveis e uma lista de dietas que nunca funcionam.

Mas conseguia afogar a maioria das inquietações, em barras de chocolate, bolos e refrigerantes…e resolvia…momentaneamente…

No início do ano fiquei assustada com meu peso…tinha chegado a 98, bateu o medo de chegar ao 100,e não conseguir parar mais.

Com relação a peso a gente vai perdendo controle aos poucos:é só mais um pedacinho! Uma colherinha a mais só hoje! porque estou mais triste, porque perdi o emprego, o namorado…ou porque tenho que preencher! a aquele vazio, aquela insatisfação!

Sei lá! Motivos não faltam a rotina  nos “brinda” com algo todos os dias!

Cabe a nós lidar da melhor ou pior maneira possível!!! Empurramos as atitudes pra segundas -feiras! Mas passa a semana! O ano e continuamos a nos refugiar na comida! e consequentemente engordando!

E fazer exercício então? parecia uma insanidade gostar de academia! caminhar então! E a coragem pra sair de casa?

Mas tomei uma decisão é comecei a frequentar o Gico!mudei meus hábitos alimentares e também uma mania horroroza de tomar todo tipo de medicamento sem prescrição médica! Com a participação nos encontros e as orientações, comecei a emagrecer, mas faltava resolver minha “fobia de exercícios!

Comecei a frequentar a academia da faculdade(que tem uma parceria com o Gico),e me encantei com a forma com que todos os exercícios eram direcionados.

Totalmente individualizado, respeitando o limite de cada um! Descobri um o prazer me exercitar! E é prazer mesmo! Aquele bem estar do momento! Aquele pique de se movimentar, com aquelatrilha sonora de fundo!Tudo de bom!tenho vontade de ficar horas!e nunca!nunca pensei que diria isso!

Vale a pena! E tem sido muito gratificante! Pelos excelentes profissionais! Pelas amizades feitas,e é claro!

Pelos quilos eliminados!

Até agora foram 7,e muita, muita conscientização alimentar! e qualidade de vida

Não é fácil mudar! Mas é possível!

Mais detalhes do Gico

O projeto tem como objetivo promover a interação entre os alunos de diferentes cursos (fisioterapia, enfermagem, farmácia, psicologia) para um bom desenvolvimento de trabalho em grupo com uma equipe interdisciplinar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Aprofundar o conhecimento sobre obesidade, suas causas, efeitos e formas de tratamento.

Interagir com os alunos de diferentes cursos para um bom desenvolvimento de trabalho em grupo com uma equipe interdisciplinar.

Desenvolver a capacidade se colocar em reunião interdisciplinar com postura profissional.

Liderar administrar atividades executadas e desenvolvidas no grupo.

Elaborar programas de orientação e acompanhamento de pacientes clínicos e cirúrgicos tanto em atendimento individual como em grupo.

Organizar campanhas de controle da obesidade e suas morbidades dentro e fora da instituição.

Participar de pesquisas e elaboração de artigos científicos para apresentação em eventos científicos e publicações em periódicos de circulação nacional e internacional.

METODOLOGIA

  1. Divulgação do projeto a comunidade acadêmica: através de cartazes distribuídos em diferentes pontos da instituição, mensagens internas no site (CETEC) e através dos alunos participantes com convites verbais aos pacientes e acompanhantes e também nas redes sociais.
  2. Inscrição: Recepção da clínica de fisioterapia e preenchimento de ficha de inscrição pessoalmente (nome completo, telefones para contato, email, como ficou sabendo do grupo).
  3. Triagem: Obtenção de informações sobre os pacientes tais como IMC, prega cutânea, índice cintura quadril, dor, atividade física, doenças associadas, sinais vitais. solicitação de exames, fatores de risco, medicamentos utilizados e perfil psicológico.
Anúncios